Certeza... Por Adriana Britto

Não quero alguém que morra de amor por mim... Só preciso de alguém que viva por mim, que queira estar junto de mim, me abraçando. Não exijo que esse alguém me ame como eu o amo, quero apenas que me ame, não me importando com que intensidade. Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim... Nem que eu faça a falta que elas me fazem, o importante pra mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível... E que esse momento será inesquecível... Só quero que meu sentimento seja valorizado. Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre... E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverem ao meu redor. Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém...e poder ter a absoluta certeza de que esse alguém também pensa em mim quando fecha os olhos, que faço falta quando não estou por perto. Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras, alguém me valoriza pelo que sou, não pelo que tenho... Que me veja como um ser humano completo, que abusa demais dos bons sentimentos que a vida lhe proporciona, que dê valor ao que realmente importa, que é meu sentimento...e não brinque com ele. E que esse alguém me peça para que eu nunca mude, para que eu nunca cresça, para que eu seja sempre eu mesmo. Não quero brigar com o mundo, mas se um dia isso acontecer, quero ter forças suficientes para mostrar a ele que o amor existe... Que ele é superior ao ódio e ao rancor, e que não existe vitória sem humildade e paz. Quero poder acreditar que mesmo se hoje eu fracassar, amanhã será outro dia, e se eu não desistir dos meus sonhos e propósitos, talvez obterei êxito e serei plenamente feliz. Que eu nunca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas... Que a esperança nunca me pareça um NÃO que a gente teima em maquiá-lo de verde e entendê-lo como SIM. Quero poder ter a liberdade de dizer o que sinto a uma pessoa, de poder dizer a alguém o quanto ele é especial e importante pra mim, sem ter de me preocupar com terceiros... Sem correr o risco de ferir uma ou mais pessoas com esse sentimento. Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão... Que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades a às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim... e que valeu a pena. A todos que fizeram e fazem parte da minha vida, o meu muito obrigado, pois cada um em seu tempo e de sua maneira, contribuíram para fazer de mim o que sou hoje.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Olhando pra Dentro de Mim

Estava lendo hoje um trecho do livro do Padre Fábio de Melo, "Quem Me Roubou de Mim?" Me identifiquei na posição de uma menina em um de seus relatos, pois vi como tenho perdido a minha vida por causa de outras pessoas, como tenho aceitado que me roubem de mim, como tenho aceitado as migalhas que me oferecem... Como o medo de dizer NÃO tem me feito regredir, tem me feito esquecer de como sou e tudo o que aprendi na vida. E esse medo de perder de vez tem me feito perder aos poucos... Através desse relato puder ver como toda a relação precisa de cuidados porque sempre transita nos limites entre o amor e a posse. E do amor à posse o caminho é curto. Basta que percamos o foco de nossa identidade para que corramos o risco de alguém administrar nossa vida, roubando-nos de nós mesmos. Isso tem me incomodado demais nesses últimos dias, tenho visto que realmente esqueci de quem sou, dos meus sonhos, expectativas, metas, desejos, enfim... Renunciei a mim mesma pra viver sempre em função de outras pessoas. Ouvi um frase do Pastor Neil Barreto que diz: " Não morremos quando a morte nos chega, mas quando os sonhos se vão." Tenho visto que tenho morrido aos poucos a cada dia, a cada renúncia, a cada NÃO que deixo de dar a alguém só pra agradar, ou por medo de perder. Isso tem me desfigurado, mudado minha essência, me afastado o que realmente sou e penso, e sinto e desejo. O fato de me tornar um objeto tem me desesperado, ver que hoje em dia o amor se reduziu a usar alguém pra mim é angustiante, frustrante e aterrorizante, pois quero poder olhar nos olhos de quem está comigo e ver que não sou um objeto de consumo, mas alguém que merece ser tratada com todo o carinho e respeito possível. Mesmo que pareça ser utopia, quero ser amada e cuidada, não usada e descartada conforme a vontade de outro alguém. Quero saber que meus sentimentos estão sendo respeitados e principalmente, que eles sejam valorizados. Essa angústia tomou ainda mais conta do meu ser quando passei por uma situação essa semana que me deixou completamente revoltada, pois vi que nem ao menos posso falar pra alguém o que tenho sentido. É triste ver que vc está só e que não poder sequer compartilhar c/ a pessoa que "está do seu lado" o que vc sente, o que pensa, o que deseja... Constatar que às pessoas perderam a capacidade de ouvir é algo muito ruim, perceber que se vc falar dos seus problemas pra outras pessoas elas te acham chata, careta, mala e que se vc fala algo, acaba sendo tachado de sonhador, de maluco. Pior que isso bate de frente com a minha realidade sempre, pois aprendi que ser e ter amigo é importante, que não devemos usar as pessoas, mas respeitá-las na sua individualidade e como parte de um todo e principalmente, que as dores são pra ser sofridas, vividas e compartilhadas e que isso tudo faz parte do processo de cura e de aprendizado pois a dor nada mas é que uma escola. Hoje é preferível vc dizer e escutar mentiras, por que a verdade machuca e incomoda mais, pois então será preciso enfrentá-la, e as pessoas hoje parecem que tem medo desse confronto consigo mesmo,parece que o seu verdadeiro eu machuca mais do que um personagem que acaba se criando pra fugir de si próprio. Mas mesmo que eu possa parecer uma louca aos olhos dos outros, não vou deixar que me roubem de mim... Quero poder sempre buscar chegar o mais próximo possível do meu verdadeiro EU pra ver se acaba essa doença na alma que tanto tem me feito mal, que tem me descaracterizado e me aprisionado. Vou sempre parecer maluca, mas não vou deixar de ter esperança, nem deixar de sonhar e principalmente, deixar de amar... Quero poder viver intensamente e poder olhar pra trás e dizer que pelo menos amar eu amei, mesmo que nunca tenha sido amada. "Amo como ama o amor, não conheço nenhuma razão para amar senão amar. O que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?" (Fernando Pessoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário